Como se Tornar Numa Pessoa Madrugadora

Este artigo começou com alguém a perguntar se era possível tornar-se numa pessoa madrugadora. Antes de mais – sim, é possível. Tornar-se numa pessoa madrugadora não é como tentar ser um jogador profissional de basquetebol com apenas 1.60 metro. É mais uma questão de tentar mudar um conjunto de hábitos. Pode conseguir atingir este objetivo se tiver intenção de o fazer.

Como se tornar numa pessoa madrugadora em 9 passos

Porque razão há-de querer tornar-se numa pessoa madrugadora? No seu podcast, Michael Hyatt dá algumas razões, mas aqui ficam as principais.

“As pessoas madrugadoras” tendem a:

Como pode realmente ser uma pessoa madrugadora se não é uma delas? Aqui estão nove passos que pode começar a pôr em prática já hoje:

  1. Mude a sua história. Muitas pessoas dizem “não sou um pessoa madrugadora” como se isso fosse um facto imutável. Será que não há evidências biológicas para isso? E se descobrir que isso é apenas uma preferência e resultado de vários anos de prática? O que aconteceria se mudasse a história e começasse a dizer a si mesmo: “Eu sou uma pessoa madrugadora.” Normalmente, ajustamos os nossos comportamentos para que se ajustem à nossa história.
  2. Determine o que está em jogo. Sempre que quero mudar alguma coisa na minha vida ou atingir um objetivo significante, começo por articular-me ao que é realmente importante. Comece por anotar que é possível tornar-se numa pessoa madrugadora. Depois, faça o papel do diabo e escreva o que está em risco caso não consiga atingir o seu objetivo. Esta é uma boa prática para quando está motivado, no entanto, o seu real valor é mantê-lo com esse espírito quando perder aquele entusiasmo inicial.
  3. Planeie o seu sono. Como qualquer mudança de hábitos, é necessário definir o sucesso. Provavelmente não poderá manter os seus horários, não poderá deitar-se às mesmas horas e ao mesmo tempo querer-se levantar mais cedo. O seu corpo vai resistir. Em vez disso, se sabe que precisa de dormir pelo menos sete horas e gostaria de levantar-se às cinco da manhã, então faça as contas para trás e determine a que horas se deve deitar. Neste caso deverá estar na cama as dez da noite.
  4. Utilize um alarme. Depois de vários anos a acordar cedo, tornou-se um hábito enraizado no meu dia-a-dia. Atualmente, acordo às cinco da manhã sem alarme. É incrível como se torna consistente, mesmo quando não quero. Mas se ainda não é uma pessoa madrugadora, então provavelmente irá precisar de um alarme. Esta é a parte de treino mental e físico. Se usar um alarme no seu smartphone ou um relógio dedicado, ponha-o no outro lado do quarto para que tenha que se levantar caso o queira desligar.
  5. Ligue todas as luzes. O ambiente fornece pistas subtis ao seu corpo para que ele saiba como reagir. Quando escurece, o seu corpo começa naturalmente a preparar-se para dormir (a menos que o tenha condicionado). Quando tem luz presente, o seu corpo começa a acordar naturalmente. Se quiser alavancar este processo e sinalizar o seu corpo que é hora de levantar, então simule a plena luz do dia. Ligue todas as luzes do quarto, da casa-de-banho, da sala, etc.
  6. Deixe a roupa pronta. Se entra em modo zombie quando se levanta, quantas menos decisões tiver que fazer, melhor. Por essa razão, tome a decisão sobre o que vestir na noite anterior. Se se vestir imediatamente, também diminui a probabilidade de se voltar a enfiar na cama. Desde que me tornei madrugador, coloco sempre de lado a minha roupa de exercício, incluindo os meus ténis.
  7. Beba um café. Várias foram as vezes que eliminei o café da minha dieta. Porém, depois de pesquisas consideráveis, estou convencido de que o café é bom quando bebido com moderação. Na verdade, até pode ser benéfico. Independentemente disso, o café é, definitivamente, benéfico para os madrugadores e para ser a primeira coisa da manhã.
  8. Torne responsabilidade de mais alguém. Quer se trate de um mentor ou de um colega, procure alguém que perceba o valor da responsabilidade. Explique-lhe o seu objetivo, explique o porquê de ser realmente importante para si e dê-lhe permissão para o tirar fora da cama. Quando estava na faculdade, eu e um colega queríamos acordar cedo para estudar. Então, chamávamo-nos um ao outro às cinco da manhã garantindo que ambos estávamos acordados.
  9. 21 dias de comprometimento. De acordo com psicólogos, este é o tempo necessário para formar um hábito. Recomendo-lhe que seja uma pessoa madrugadora durante as próximas três semanas. Depois desse período pode decidir se quer que esse hábito se torne permanente na sua vida. Se não quiser, pelo menos tentou e deu uma oportunidade a si mesmo. Se quer, então acabou de adquirir um novo hábito que lhe poderá ser útil para o resto da vida.

Para ser honesto, o verdadeiro problema aqui não é tornar-se uma pessoa madrugadora per se. O que quero realmente comunicar é que pode ter mais poder do que pensa. Não terá que viver preso aos seus hábitos. Se for intencional, é possível construir os hábitos necessários para realizar os seus objetivos – mesmo que isso signifique tornar-se numa pessoa madrugadora.

How to Become a Morning Person | Michael Hyatt

email
Pin It